Foto nova Rodrigo Caio.png

Rodrigo Caio Novaes

CRP 12/19628

  • Atende crianças, adolescentes
    e adultos

  • Online ou presencial (Florianópolis)

Vou listar 3 bases sobre a minha compreensão sobre o funcionamento psíquico e na qual norteia a minha prática clínica.

1)    Parto do pressuposto de que os problemas psíquicos mais fundamentais têm origem em conflitos inconscientes. Isto é, há camadas de complexidades no funcionamento humano, sobre as quais demoramos para tomar consciência e para conseguir elaborar. Não são problemas de fácil acesso, uma vez que o mecanismo desenvolvido para nos proteger da dor é o mesmo que dificulta a possibilidade de uma mudança.

2)    Muitas das formas de enfrentamento atuais são reatualizações de mecanismos apreendidos durante o desenvolvimento infantil. São formas adquiridas a partir da relação com pares e familiares, que possivelmente foram adaptativas em algum momento para conseguir satisfazer alguma necessidade afetiva fundamental. Porém, agora esses mecanismos podem ser disfuncionais, repetindo padrões de sofrimento e enrijecendo o fluxo do desejo.
          Dessa forma, o trabalho clínico tem a possibilidade de desmontar o modus operandi patológico e possibilitar novas formas de contato e expressão. Para isso, um diferencial para uma psicoterapia que produza efeitos é o desenvolvimento de uma relação sui generis: a aliança terapêutica na qual é possível se confrontar com o desconforto em um espaço sigiloso e de confiança.

3)   A idiossincrasia de cada pessoa demanda formas distintas de intervenções, de tal maneira que a relação terapêutica deve ser construída de forma singular para cada paciente. Assim, cada processo pode valer-se do uso de associações livres, confrontações, metáforas, sonhos, mitos, imagens mentais; em suma: utiliza-se o que for mais adequado a cada caso. Parto de uma constituição ontológica da psicanálise, sem descartar as contribuições produzidas por outras abordagens que auxiliem na navegação das profundezas do inconsciente. Por isso, sirvo-me de ferramentas das Clínicas Fenomenológicas como Gestalt Terapia e das Cognitivas como a Terapia do Esquema.

Se esse processo fez sentido para você, e caso queira saber mais, pode me enviar uma mensagem no WhatsApp (48) 99815-8711

Formação Complementar

  • Formação em Psicoterapia Psicanalítica no Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina;

  • Formação em Gestalt Terapia (Comunidade Gestáltica) - 2 anos;

  • Escuta Psicanalítica: Clínica e Acompanhamento Terapêutico(AT) - 2 anos;

  • Projeto ÁGORA: Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência contra Mulheres(UFSC) - 2 anos;

  • Clínica Intercultural - Atendimento de Referência à Imigrantes - 1 ano;

  • Clínica do Testemunho - Como lidar com os efeitos psicossociais da violência? (CERPS-SC) 1 ano;

  • Programa de Aperfeiçoamento Profissional e Interpessoal (PROAPI) - 1 ano.

Agende sua consulta

  • Icones_WhatsApp
  • Icones_E-mail

Local de atendimento: Florianópolis - Santa Mônica